Bright Telecom > Dúvidas Telefonia VoIP

Perguntas e respostas sobre VoIP

VoIP é uma sigla que significa Voz Sobre IP. Esta é uma tecnologia que permite fazer e receber ligações usando uma conexão com a internet. Na prática, o VoIP funciona como um telefone convencional que utiliza a rede de internet ao invés de usar a rede de telefonia como meio de transmissão.

A tecnologia do VoIP permite inovação e facilidades no mundo corporativo, como transferências automática de chamadas, saudações personalizadas, ramais, gravações de ligações, identificador de chamadas, e outros recursos com preços acessíveis.

Diminuição de gastos com telefonia, para ficar claro, o VoIP permite que diversas ligações ocupem o mesmo espaço na rede, enquanto na telefonia convencional cada ligação é ocupada por um espaço. Por esse motivo, uma ligação que duraria dez minutos consumiram dez minutos de dados, gerando taxa de 128 kbps, já no VoIP uma ligação dessas consumiria três minutos e meio, diminuindo a taxa para 64 kbps.

Não existem distinção entre chamadas locais, interurbanas ou internacionais, diminuindo bruscamente as taxas das ligações.

Mobilidade: o telefone VoIP não está ligado a um local, logo permite fazer ligações de onde estiver desde que haja conexão com a internet.

Sim! Para fazer a portabilidade, seu número precisa estar ativo e dentro de alguma das áreas listadas acima. Além disso, a operação só poderá ser realizada em linhas fixas ou virtuais (de outras operadoras VoIP). A transferência de um número móvel para VoIP não é possível.

É importante lembrar que apenas o titular da conta pode solicitar a portabilidade e que linhas suspensas também podem ser portadas, desde que não estejam desativadas.

O prazo para conclusão é de 3 a 15 dias úteis.

Sim, pode! A configuração do WA Business com um número virtual da VoIP é bem simples. Faça o download do WA Business no seu smartphone e siga os procedimentos iniciais. Coloque +55 e seu Número Virtual com DDD. Na tela de confirmação selecione a alternativa “Me ligue”, Depois insira os 6 dígitos recebidos na ligação e aguarde a validação automática. Depois é só seguir as instruções e finalizar os ajustes e configurações do Aplicativo.

Sim, pode! Inclusive essa é uma ótima opção para se diferenciar de outras empresas na qualidade de atendimento e suporte aos seus clientes.